22 de abril de 2010

Little Women


Little women foi um livro publicado em 1868 pela escritora americana Louisa May Alcott (1832-1888). É a história de quatro irmãs, Jo, Meg, Amy e Beth, e se passa entre 1861 e 1865 durante a Guerra Civil Americana. Fala do crescimento delas e as dificuldades que enfrentam, especialmente quando o pai delas luta nesta Guerra. A mãe fica sozinha juntamente com elas, sempre esperando o retorno de seu marido herói.
Louise sonhava ser atriz, mas tornou-se escritora. Inspirou-se nas próprias experiências para escrever suas histórias. Little women, seu romance mais famoso, é um deles, que apresenta um retrato de uma família de classe média americana e seus valores morai como civismo, dedicação ao lar e ao próximo dentre outros.

A primeira versão deste clássico literário é de 1917. Foi feita uma para televisão em 1978. Porém, as mais famosas são as versões para o cinema de 1933, 1949 e de 1994. Confiram:

• Em 1933, com Katherine Hepburn e Joan Bennet no elenco. Foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor e ganhador do prêmio de melhor roteiro. Jo: Katherine Hepburn; Meg: Frances Dee; Beth: Jean Parker; Amy: Joan Bennett.



• Em 1949, com Elizabeth Taylor novinha e Janet Leigh antes da cena do chuveiro em Psicose. Jo: June Alysson;  Meg: Janet Leigh; Beth: Margareth O’Brien; Amy: Elizabeth Taylor.


 

• Por fim, em 1994 com Winona Rider e a pequena Kirsten Dunst. Recebeu três indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Winona Ryder), Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Jo: Winona Rider; Meg: Trini Alvarado;  Beth: Claire Daines; Amy: Kisten Dunst.

 

5 comentários:

Sônia disse...

Vi a versão de 1994 com a Susan Saradon e a Winona rider ainda em VHS. Gostei do filme. As versões mais antigas não vi. acho que que não estão disponíveis em Dvd. Uma pena.

Marcia Moreira disse...

Assisti, se não me engano, no TCM, a versão de 1949 com a Elizabeth Taylor. Ainda não assisti a de 1933, mas acredito que o filme esteja disponível no Youtube. Assisto a mutios filmes nestes site, por que você não tenta também?

Anônimo disse...

por favor, resumam-me este livro!
o meu pai obrigou-me a le-lo a ingles, MAS ESTOU DE FERIAS!

contem-me so por alto do inicio ao fim, uma ou outra aventura!

Anônimo disse...

podem fazer um resumo pfv?

Anônimo disse...

Eu também preciso ler em inglês e não estou reclamando