21 de maio de 2010

O império contra-ataca, 30 anos


Hoje é dia dos trintões: o filme Império Contra-Ataca, considerado o melhor dos seis filmes da saga Star Wars, está completando hoje trinta anos também. Lembro que meu irmão tinha um álbum de figurinhas do Guerra nas Estrelas (era assim que se chamava naquela época), totalmente completo. Bom, para comemorar a entrada aos trinta anos deste agora clássico, deixo algumas curiosidades sobre o filme:

- Perceberam como Luke Skywalker estava com o rosto diferente? Foi devido a um grave acidente de carro ocorrido com Mark Hamill pouco antes do início das filmagens, que fez com que passasse por várias cirurgias e sua face ficasse um pouco diferente. George Lucas teve que modificar o início da história, fazendo com que Luke fosse atacado por um monstro do planeta gelado Hoth e tivesse seu rosto desfigurado e reconstruído plasticamente.
- Quando a Millenium Falcon entra no corredor de asteroides, comece a contar: dois asteroides atravessam a tela, vindo do canto superior esquerdo para o canto inferior direito. Quando o segundo rochedo deixa a tela, no canto superior esquerdo surge outro asteroide. Preste bem atenção - o corpo espacial é uma batata!

- Os AT-ATs (os andadores do Império, na cena da batalha em Hoth) foram inspirados em guindastes usados em portos. Para fazê-los andar, os técnicos do filme estudaram o caminhar de um elefante.


- George Lucas estava tão paranoico com a revelação de O Império Contra-Ataca que gravou Darth Vader falando que "Obi-Wan é o seu pai" e "Obi-Wan matou o seu pai", para despistar curiosos. A frase "Eu sou seu pai" só foi colocada na sala de edição.


- Quando Han Solo está sendo congelado em carbono, a Princesa Leia diz que o ama. Harrison Ford deveria responder "Eu te amo também", mas a cena foi refeita tantas vezes que o ator se encheu e apenas respondeu "Eu sei".


-  O Imperador Palpatine é interpretado por uma mulher usando uma máscara protética. Seus olhos são os de um chimpanzé, e foram colocados na sala de edição.

- Luke fica de ponta-cabeça três vezes: na caverna do monstro em Hoth, no treinamento em Dagobah e na luta da Cidade das Nuvens. Nas três oportunidades, ele usa a Força.

- Durante as filmagens, a atriz Carrie Fisher que interpretou a Princesa Leia, vivia durante as filmagens literalmente chapada de cocaína com problemas de depressão e sem saber como lidar com a fama instantânea. Aliada a isso o fato de ser filha de um dos maiores ícones do cinema a atriz Debbie Reynolds (Cantando na Chuva), o que pesava em sua carreira.

- George Lucas teve que colocar o ator Billy Dee Williams (Lando Calrissian) por força de organizações contra racismo que alegavam que o diretor não adotava atores negros em seus filmes.


Nenhum comentário: