20 de julho de 2010

Curiosidades: Saga Indiana Jones


Os caçadores da arca perdida
  • O primeiro ator contatado para interpretar Indiana Jones foi Tom Selleck, que teve que recusar o papel devido ao seu trabalho na série de televisão americana Magnum.
  • O nome "Indiana" veio do nome do cachorro de George Lucas, um dos criadores da história.
  • O nome do personagem a princípio era Indiana Smith mas, por sugestão de Steven Spielberg, Lucas decidiu trocá-lo por um nome de mais impacto, resultando em "Indiana Jones".
  • Nos hieróglifos encontrados por Indiana Jones no Poço das Almas, podem ser vistas inscrições com as imagens de R2-D2 e C-3PO, uma homenagem do diretor à série Star Wars.
  • Indiana Jones foi inspirado nos seriados antigos e em James Bond no qual era um sonho do cineasta Steven Spielberg em fazer um filme de 007.
  • As inscrições no avião onde Indiana Jones entra tentando fugir dos índios da tribo Hovitos é C-3PO, outra alusão á Star Wars.
  • Há uma cena em que Indiana está cercado por cobras. Não são somente cobras, mas também retalhos de calças para dar a impressão de que há uma quantidade maior de cobras. A produção havia comprado todas as cobras existentes em londres a no sul da Inglaterra e, quando foram jogadas no poço, Spielberg percebeu que havia menos cobras do que precisava. Foi aí que surgiu a ideia dos retalhos de calças.
  • No roteiro original, havia uma longa luta entre Indiana Jones e um homem com uma espada. Mas ela foi encurtada porque Harrison Ford estava com disenteria neste dia e pediu ao diretor que encurtasse a filmagem. Spielberg respondeu, que sim, mas que Indy deveria sacar a sua arma e atirar no homem. A produção deu muitas risadas e a cena foi filmada deste modo.
 

Indiana Jones e o templo da perdição 
  • O clube que aparece logo no começo do filme Indiana Jones e o templo da perdição chaman-se "Club Obi-Wan", referência ao personagem Obi-Wan Kenobi da saga de Star Wars.
  • Se seguir a cronologia de Indiana Jones, este seria o primeiro filme, seguido de Os caçadores da arca perdida. 
  • Spielberg faz uma pequena aparição no filme; ele é um dos turistas no aeroporto. 
  • Sharon Stone foi cotada para interpretar Willie Scott. 
  • Para interpretar o vilão Mola Ram, o ator Amrish Puri teve que raspar a cabeça. O sucesso foi tão grande que decidiu manter a careca. Por este motivo, o ator ficou famoso como vilões no cinema indiano. 
  • Willie Scott é o nome do cachorro de Steven Spielberg.  
  • Na Índia, o filme foi considerado racista.


Indiana Jones e a última cruzada 
  • A cena de abertura é um tributo pessoal a experiência de Steven Spielberg como escoteiro - quando garoto, lógico. 
  • Neste filme, descobrimos a origem do medo de Indiana Jones por cobras.
  • Sean Connery é apenas doze anos mais velho que Ford e interpreta o pai do arqueólogo. 
  • Logo no começo do filme, há um erro grosso de filmagens. Indy luta a bordo do Coronado. Ele é perfurado na face e sangra em um lado. Na tomada seguinte, ele aparece sangrando do outro lado pela boca.

10 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Muito legal essas curiosidades Marcia!

E acho que o Tom Selleck também levaria jeito para Indiana Jones, nos extras ele faz um teste em tape com a Sean Young e tinha o perfil, só que mais bruto que a elegância do Harrison Ford não permite, rs!

Abs,
Rodrigo

Cristiano Contreiras disse...

Muito bom teu post, Marcia!

Eu acho que o Selleck é mais ator e mais talentoso que Ford, mas este se firmou classico neste papel..

abraço!

Cristiano Contreiras disse...

Teu blog é muito bom mesmo, já tá linkada ao meu e te sigo tem um tempo.

Marcia Moreira disse...

Obrigado pela visita de vocês. Quanto ao Tom Selleck, tenho lá as minhas dúvidas. O Harrison Ford demostra mais charme ao personagem. Coisas de mulher.

Sônia disse...

Eu adorei o Indiana Jones no seu blog. Estava de bobeira em casa quando passou a trialogia na TV. Realmente o filme Indiana Jones deve ter mais de 30 anos porque eu o vejo desde que me entendo por gente. E apesar do tempo continua a conquistar fãs do mundo inteiro.

Sônia disse...

O Tom Selleck seria também um ótimo Indiana Jones. Ele também é um gatão.

Sônia disse...

Bem que vc podia postar algo sobre uma atriz que eu gosto muito. É a Eva Marie Saint. Ela fez "Sindicato de Ladrões" e por acaso vi o filme "Superman o retorno" e lá estava ela bem velhinha. Não sei o que aconteceu com ela para sumir. No TCM vai passar um filme que ela fez " A árvore da vida". Depois disto ela fez " Intriga Internacional" e depois sumiu. E olha que ela ganhou o oscar por melhor atriz coadjuvante logo em seu primeiro filme. E o papel em "Sindicato de ladrões" foi ofericido a Grace Kelly antes da Eva ser contratada. Que sortuda.

Marcia Moreira disse...

Oi, Sônia.
Não tinha pensado nela, mas seria uma boa a postagem sobre Eve Marie Saint. Confesso que quando a vi no Superman, fique muito emocionada, pois ela trabalhou com Brando (Jor-El) em "Sindicato".

Não me esqueci de você, é que estou um pouco sem tempo por causa do meu trabalho.

Abraços!

M. disse...

Oi Márcia!!!!! Adorei essas curiosidades e eu nem sabia de tudo isso. Parabéns!

Casa da Rê etc e tal disse...

Ainda bem que o Tom Selleck não fez esse filme, acho ele tão sem graça, viva longa ao Harrison Ford