28 de fevereiro de 2011

The Blue Lagoon (1949)

Enquanto pesquisava sobre a atriz Jean Simmons, descobri, meio que sem querer, que esta atriz britânica foi a protagonista do primeiro The Blue Lagoon, bem antes da ascensão de Brooke Shields com o mesmo papel. Ela estava com vinte aninhos na época e, seu par romântico, foi o também britânico Donald Huston, também em início de carreira.

Descobri que o romance foi publicado em 1908 pelo escritor irlandês Henry De Vere Stacpoole, tendo uma sequência em 1923 (The Garden of God) e em 1925 (The Gates of Morning).


O filme de 1949 não é o mesmo de 1980: trata da história de um naufrágio em que duas crianças, um menino e uma menina, são as únicas sobreviventes, passando a viver em uma ilha paradisíaca.


Lá, eles crescem sem conhecimento de leitura, de sexo etc., descobrindo tudo sozinhos. Aí que tudo fica mais romântico.

O final todos já sabem: a mocinha engravida, dá à luz a um menino. O moleque come a frutinha venenosa, forçando os pais a comerem também e, depois, todos nós já sabemos.

O primeiro filme The blue lagoon foi rodado em 1923, ainda em preto e branco. Em 1949, surgiu a primeira refilmagem que acabei de apresentar. Em 1980, veio a segunda refilmagem que se tornou bem conhecida por todos nós, trazendo Brooke Shields em início de carreira. Em 1991, surgiu um filme baseado em The garden of God, com Milla Jocovich também em início de carreira naquela época; conhecemos por O Retorno à Lagoa Azul.

Separerei a cena final da versão de 1949 para degustação e conhecimento de mais um clássico.


VuuTV - Watch Video

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi! Há muito tempo descobri seu blog, aí meu Pc surtou e perdi todos os blogs que estavam nos meus favoritos e não conseguia lembrar o nome do seu. Ontem por acidente, achei ele e agora não perco mais. Seu espaço é muito legal, depois mostro para minha mãe, ela é fã dos clássicos.

Não sabia deste outro Lagoa Azul... Estou surpresa e sabe que me deu vontade de assistir esta versão antiga.