21 de junho de 2010

Injustiças do Oscar (4): Meio Oscar?




Bette Davis disse uma vez que"queria ter ganhado três Oscars, mas miss Hepburn conseguiu primeiro. Na verdade ela não conseguiu, ela só ganhou meio Oscar. Se eles me dessem meio Oscar eu jogaria na cara deles." Ela se referiu à cerimônia do Oscar de 1968 em que houve um empate na categoria Melhor Atriz: Katherine Hepburn (The lion of winter) e Barbra Streisend (Funny girl).

Não considero o prêmio que Hepburn recebeu como "meio Oscar", senão, como seria? Cortar um Oscar com um serrote e dividir para ambas? Se fosse assim, seus nomes seriam mencionados como ganhadoras do Half Academy Awards. O trabalho das duas foi reconhecido pela Academia naquele ano.


Aconteceu também na cerimônia de 1932, só que na categoria Melhor Ator: foi com os feras Wallace Berry (The champ) e Fredrick March (Dr. Jekill and Mr. Hyde). A estatueta foi dividida, evidentemente que não.


Acredito que a Academia toma o máximo de cuidado para que isso não aconteça novamente e, se acontecer, não vejo problema algum. Não considero um meio Oscar, mas dois atores, ou atrizes, ou diretores, ou filmes que, merecidadamente, receberam o maior prêmio da Academia.

6 comentários:

Alan Raspante disse...

Concordo com você Márcia, Bette Davis só falou isso, pq nem ganhar o 'meio oscar' ela conseguiur..
HASUHAHUSUA'

Marcia Moreira disse...

Boa, Alan!

M. disse...

Oi Márcia!!! Julgar quem é o melhor ator atriz e outras ferramentas que constituem o cinema é algo difícil mesmo. Alguns foram até injustiçados... Acho interessante que atores possam ganhar dois Oscar. É algo raríssimo. SEu layout está cada vez mais bonito. Um beijão.

Marcia Moreira disse...

Obrigada pela visita, M. Conferi o seu hoje e li a postagem sobre "A hora da Estrela. Li o livro na faculdade e assisti ao filme também. Clarice era demais, não é?

Adriana disse...

Oi,

que blog delicia!!
Amei e já estou ficando rss

aguardo sua visita

abraço

Marcia Moreira disse...

Obrigada pela visita, Adriana. O Soli Lindenberg também está seguindo este blogue. Uha!