Porque os clássicos nunca morrem

20 de agosto de 2010

Tom and Jerry e o Oscar

Com 2 Comentarios

Tom and Jerry foi um dos meus desenhos favoritos da minha infância, o qual passava todos os dias no SBT sempre de dia ou no final da tarde, assim, quando estudava de manhã, podia assistir à tarde ou vice-versa.

Tenho que concordar que, com o politicamente correto hoje, este desenho é visto como tendo conteúdos de extrema violência: é o gato atirando com uma espingarda dentro de casa (armas na residência?), é bomba explodindo na cara do gato (e não morria!), é porrada, porrada e porrada mesmo! Ainda assim, fui uma criança normal, passei a minha adolescência numa boa e hoje sou uma adulta normal, sem instinto assassino.

Este desenho surgiu em 1940 com o título Puss gets the boot, sem ainda ter o nome dos protagonistas. Quem criou este clássico foram os desenhistas William Hanna e Joseph Barbera para MGM até 1957. Depois, o desenho passou para outras mãos como Gene Deitch (1960-1962) e Chuch Jones (1963-1967).

Na era Hanna-Barbera, o desenho faturou nada mais, nada menos do que sete estatuetas do Oscar. Mesmo com a censura da época, o nosso clássico animado conseguiu esta façanha.

Mesmo adulta, quando tenho um tempinho, assisto a este desenho e, confesso, continuo rindo com as mesmas piadas.

Confiram os vídeos com os sete desenhos vencedores do Oscar, pois relembrar é viver.

The Yankee Doodle Mouse (1943)


NarTube - Watch Video


Mouse trouble (1944)


NarTube - Watch Video

Quiet, please (1945)


NarTube - Watch Video

The cat concert (1946)


NarTube - Watch Video

The little orphan (1948)


NarTube - Watch Video

The two mouseketeers (1951)


NarTube - Watch Video

Johann Mouse (1952)


NarTube - Watch Video

+1

2 comentários:

@Raspante disse...

Márcia, Tom & Jerry é até hoje o meu desenho favorito, só agora já crescido, que entendo as tiradinhas do desenho, que antes era apenas uma diversão, haha.
Os vídeos que v postou são justamente a melhor época do desenho, que foi a década de 40... Muito massa!

Gui Barreto disse...

Oi Márcia...muito legal o post...confesso que prefiro o Pica Pau, mas adoro o Tom e Jerry...assim como o Alan, comecei a entender as mensagens indiretas inseridas no desenho depois que cresci...srsrsrrss...mas não fazia ideia que eles tinham levado 7 estatuetas...valeu!!

Bjos

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial