Porque os clássicos nunca morrem

11 de junho de 2012

Meu presente de Dia dos Namorados: Trilogia dos dólares

Com 7 Comentarios

Quando se aproxima alguma data comemorativa, como o Dia dos Namorados, eu e meu boyfriend trocamos filmes em DVD de nossa preferência. Como estou fazendo coleção de filmes clássicos, resolvi pedir a “Trilogia dos dólares”, que é o meu objeto de desejo. E não é que o meu amorzinho resolveu me presentear com essa joia?
Bom, pra quem não sabe, a "Trilogia dos dólares" reúne três filmes dirigidos pelo grande diretor italiano Sergio Leone nos quais o protagonista é Clint Eastwood. Junto com seu bolero e cigarro, ele é um pistoleiro solitário que apenas quer ganhar alguns trocados (Por um punhado de dólares, 1964), ou um caçador de recompensas (Por uns dólares a mais, 1965), ou um pistoleiro em busca de um “tesouro escondido” (Três homens em conflito, 1966). Considero o terceiro o melhor, mas os dois primeiros também são ótimos.

O filme Por um punhado de dólares foi inspirado no filme japonês de Akira Kurosawa, Yojimbo (1961). Nele, um ronim (um tipo de samurai) chega a uma cidade que sofria com a guerra de duas guangues. Lá, o ronim se aproveita da situação, associando-se às duas guangues.


Kurosawa chegou a dizer o seguinte sobre o filme de Sergio Leone: “É um ótimo filme, mas é o meu filme”. Mais tarde, o diretor japonês conseguiu 15% da fatura do filme de Leone na Ásia e, mais tarde, Kurosawa reconhece o western spaghette como um remake digno de Yojimbo.


O que acho bacana nesses três filmes são as marcas de estilo do diretor italiano, sendo o zoom nos personagens para mostrar as feições em um momento de grande adrenalina pelo qual passam, junto com uma boa trilha sonora composta por Ennio Morricone (falei sobre a trilha nesta postagem), algumas  delas. Por isso, recomendo esses três westerns spaghetti, os quais, praticamente, lançaram Clint Eastwood ao estrelado hollywoodiano.






+1

7 comentários:

Devaneios disse...

Ainda não cheguei a ver os filmes, mas a trilha, sem dúvida, é maravilhosa. Ennio Morricone é um gênio! A trilha de Três Homens em Conflito simplesmente É o faroeste!

Hugo disse...

Ótimo presente, são grandes filmes, mas meu preferido de Leone ainda é "Era Uma Vez no Oeste".

Até mais

Marcia Moreira disse...

Assisti apenas algumas cenas de "Era uma vez no Oestes" e já fiquei com vontade assisi-lo inteiro. Henry Fonda sanguinário!

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Que presentão, Márcia. Já vi que seu namorado sabe das coisas.

O Falcão Maltês

Marcia Moreira disse...

Ele é mesmo um amor de pessoa.

disse...

Menina, que sortuda! Você recebeu um belo presente.
Adoro essa fase inicial do Clint Eastwood.
Beijos!

Thais Vieira disse...

Bom dia Marcia.
Meu nome é Thaís. Conheci seu blog por acaso e estou apaixonada por ele. Gostaria de saber se pode me informar onde consigo comprar essa trilogia, pois seria um grande presente de aniversário de namoro.
thaisshanson@hotmail.com

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial