Porque os clássicos nunca morrem

24 de julho de 2011

Joan Crawford: uma sobrevivente do cinema mudo

Com 5 Comentarios

Estes dias fiquei muito inspirada em escrever sobre Joan Crawford. Até postei um episódio de uma participação especial do The Lucy Show que achei o máximo.

Não quero falar sobre nascimento e morte, carreira artística, se ela foi uma má mãe ou não, mas o fato de ela ter sido uma sobrevivente do cinema mudo, seguindo com sua carreira (e conseguindo) no cinema falado.

Ela começou no cinema mudo junto com outras atrizes como Clara Bow, Mary Pickford, Lilian Gish, Louise Brooks dentre outras, mas, quando o cinema começou a ser falado, não se intimidou: foi à luta e conseguiu se destacar, e muito, na transição ao falado, ao contrario de muitos dos quais sabemos.


Abaixo, temos dois vídeos: o seu primeiro filme creditado com o seu nome artístico, Pretty Ladies (1925) - é a atriz com a peruca branca - e um na fase falada de 1929 chamado The Hollywood revue of 1929. Veja como a garota tinha talento:



Com o tempo, mudou de estúdio, começou uma inimizade com Betty Davis, ganhou um Oscar de Melhor Atriz e continuou, até o fim de sua vida, a estar no topo das divas de Hollywood. Por isso a considero uma sobrevivente deste meio muitas vezes cruel com os artistas em ascensão. Parabéns, Joan.

+1

5 comentários:

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Abalou no novo visual... Ficou ótimo.
E com a Crawford de brinde, melhor ainda.
Abração,

O Falcão Maltês

alan raspante disse...

Uma das melhores atrizes que o cinema teve!

O novo visual tá lindo xD

Marcia Moreira disse...

Obrigada pelos comentários.
Oi, Alan, saudades de você aqui.
Beijos a todos.

disse...

Joan Crawford foi uma das atrizes que eram pequenas no cinema mudo e se tornaram grandes com a chegada do som. Acredito que a única que manteve seu prestígio nas duas eras foi Greta Garbo. Foi ótimo ver Joan cantando e dançando!
Beijos, Lê.

M. disse...

Ah, sim esqueci de elogiar o seu novo layout! Está apaixonante! Eu sempre fico pensando qual das duas é melhor atriz: BEtte Davis ou Joan Crawfod? Na dúvida, fico com as duas.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial