2 de abril de 2012

Mascote da MGM



Mascote, segundo o dicionário de língua portuguesa, é uma "pessoa, animal ou coisa que se consiera como capaz de proporcionar sorte, felicidade". Também considero como alguma coisa que pode ser considerada um símbolo de uma marca, time ou... estúdio de cinema.


Pois bem, sabendo disso, a MGM adotou logo uma mascote logo após a sua fundação que, como todos nós sabemos, é um leão que ruge nas aberturas de suas produções.


Para quem não sabe, a MGM - estúdio conhecida pelo slogan "mais estrelas que o céu" por, na década de 1930, ostentar um grande número de astros e estrelas hollywoodianas - foi fundada em 1924 por Marcus Loew que comprou a Metro Pictures, a Goldwyn Pictures Corporation e a Louis B. Mayer Pictures e se transformou em um só: a Metro-Goldwyn-Mayer.


Sobre a história da mascote, a Goldwyn Pictures já adotava um leão no logotipo de sua empresa. O felino, lógico, era um animal bem treinado e como se fosse de estimação para todos, possuindo até um nome: Slats. Ele apareceu no logotipo de 1916 até 1924, ano em que a Goldwyn foi vendida.





O novo estúdio logo adotou, como logotipo, o mesmo leão, Slats para agora ser o da nova empresa, a MGM. Slats foi a mascote de 1924 a 1928 e, no começo, ele não grungia (época do cinema mudo; somente depois que o cinema começou a falar é que o leão se apresentava rugindo para os telespectadores.


Depois de Slats (ele faleceu em 1936), veio o Jackie, que foi mascote da MGM de 1928 a 1934, também aparecendo em preto e branco. Na mesma época, começaram a fazer testes com o logotipo colorido pela Technicolor.



Com o fim do reinado de Jackie, veio o de Tanner que, acredito, seja um dos mais conhecidos. Foi a mascote de 1934 a 1956, já na versão colorizada pela Technicolor, aparecendo, também, nas aberturas dos cartoons, como o Tom e Jerry.

Com o fim do reinado de, surgiu o Leo, que está a mais tempo que os demais: desde 1958 até hoje. Claro que foi melhorando com o tempo devido a tecnologia que foi se aperfeiçoando com o tempo.
Agora,todos reunidos numa montagem. Rrrrrrr.!

Um comentário:

Cristian disse...

animais são os melhores amigos do homem. Eu aconselho as pessoas a adotarem animais e dar-lhes o amor. Se você tem um grande parque, eu recomendo que você compre um cercado para cães para evitar que ele escape.