21 de abril de 2011

Giant


Estava há muito tempo querendo escrever algo sobre este grandioso filme, tão grande até no nome, o qual é um dos meus favoritos, e não é por ser tão conhecido entre os cinéfilos clássicos, é porque foi um dos meus primeios clássicos a que assisti quando era ainda adolescente.

Lembro que o meu pai, também louco por clássicos, o trouxe da locadora, na época do VHS: era uma caixa com duas fitas. Aí também fiquei ainda mais interessada, pois era o primeiro filme com James Dean a que assisti (eu já sabia da morte trágica dele e do fato de este filme ser exibido postumamente) e também com Rock Hudson (também já sabia da morte dele devido às complicações da AIDS). Estava na sala com meu pai me deliciando com cada cena, com o roteiro bem elaborado, com o romance entre Benedict e Leslie, com a forma como tratava o preconceito com os mexicanos (que me deixou bem chocada), enfim, amei de paixão este filme.


Estes dias, voltei a assisti-lo e descobri que este filme é digno de ser assistido várias vezes, assim como Ben-Hur (sou fã deste filme também, aliás, passou hoje no TCM!). Também descobri algumas fofocas dos bastidores como, por exemplo, o fato de Elizabeth Taylor ter paquerado Rock Hudso e este, James Dean, e este...

O que não gostei foi na premiação do Oscar. Giant, que concorreu a  nove estatuetas do Oscar, ganhou apenas um, de Melhor Diretor. Um filme desta grandeza merecia mais estatuetas, não é?

Enfim, Giant está na minha lista sentimental de filmes, o qual irei assistir inúmeras vezes sem enjoar. Simplesmente Giant!


7 comentários:

Emmanuela disse...

Um filme indelével, simplesmente único!

Anônimo disse...

É triste pensar que naquele ano o Oscar de Melhor Filme foi para 'A Volta ao Mundo em 80 Dias', um filme que, apesar de seus méritos, soa muito mais como uma aventura divertida do que como o melhor filme de um ano inteiro. 'Giant' certamente ocuparia este posto com mais competência! Gostei muito do blog!

http://filme-do-dia.blogspot.com/

Anônimo disse...

Um filme maravilhoso. Geoge Stevens fez um filme que tem impressionando tantas gerações. Quando vi o filme em Dvd fiquei muito empolgada com as locações que aparecem no filme. E o par romântico de Elizabeth Taylor e Rock Hudson deu certo. Não consigo imaginar outros atores interpretando estes personagens. O filme tbm aborda o preconceito racial. Filme Recomendado!

Márcia . Não se esquece do meu pedido. O Glenn Ford necessita de uma homenagem póstuma. Faria aniversário em 01 de maio. Viveu até aos 90 anos ( 1916-2006). São 5 anos sem este grande ator que protagonizou um dos filmes mais famosos da década de 40 " Gilda".

Xxx disse...

Oi,

Gostei muito da postagem!!

Abraços...

Kleber

Unknown disse...

A única estatueta para Giant está, sem sombra de dúvidas, entre as piores aberrações que a Academia já cometeu. Um absurdo sem tamanho.
Grande post!

Bj,
Dani
www.telaprateada.blogspot.com

Marcia Moreira disse...

Danistill, não me esqueci de Glenn Ford. Também acho uma injustiça Giant só ter ganho uma estatueta do Oscar.

Abraços a todos.

Rubi disse...

Esse filme é fantástico!
A começar pelo elenco de peso, (destaco James Dean e Elizabeth Taylor). A história também me agrada muito. E eu confesso que fiquei muito chateada, por saber que um filme tão bom como este, foi indicado a 9 estatuetas e ganhou apenas uma. Achei uma injustiça, mas enfim, vai entender né?

Post fantástico!
James Dean é o cara haha