26 de janeiro de 2012

Luise Rainer: uma centenária ganhadora do Oscar


Ontem à tarde, assistia a um vídeo sobre o Oscar e me deparei com uma homenagem aos ganhadores do Oscar ainda vivos. E um deles é a atriz alemã Luise Rainer, ganhadora de duas estatuetas em anos consecutivos (The great Ziegfield - 1936; The good Earth - 1937; também conseguiu a façanhha de ser a primeira atriz alemã a ganhar o prêmio Oscar. Ela é a única atriz ganhadora do Oscar da década de 1930 ainda viva.
Depois dos Oscars, nunca mais obteve algum papel de destaque (fez testes para Madame Curie (Madame Curie - 1943), Scarlet O'Hara (E o vento levou - 1939) e Maria (Por quem os sinos dobram - 1944); por isso, passou a atuar mais no teatro.

Em 12 de janeiro deste ano, Luise comemorou 102 anos de idade com muito vigor, assim como o nosso Oscar Niemayer. Hoje, ela vive em Londres na casa que um dia foi de Vivien Leigh. Parabéns pela longevidade.

25 de janeiro de 2012

The artist (2011)


Nem acredito que temos um filme em preto e branco e mudo no século XXI para poder me deliciar! Estou falando do The artist, um filme francês, indicado a dez Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.

É uma história típica dos anos da década de 1920 e 1930 durante o declínio do cinema mudo e a ascensão do cinema falado, focando em um ator em declínio e uma atriz que estava crescendo.

Como estou acostumada a assistir a filmes falados, seria uma experiência interessante eu, na sala de cinema moderna, com a minha pipoquinha (pequena, pois estou de dieta) vendo um filme completamente mudo e em preto e branco (minha experiência em filmes em preto e branco foi com A lista de Schindler).

Abaixo, o trailer do filme, também mudo por sinal. Enjoy it!