25 de setembro de 2012

Os primeiros desenhos animados


Quem não gosta de uma boa animação para relaxar um pouco. Eu, pelo menos, gosto desse gênero que, em alta, até ganhou uma categoria no Oscar: Melhor Filme de Animação. Merecido, pois tamanha a perfeição (pelo menos, aos meus olhos) merece um reconhecimento como esse.

Quem pensa que tudo começou com Branca de Neve e os sete anões (1938) de Walt Disney se engana. Foi muito antes, praticamente, no início do século XX.

Foi o cineasta americano James Stuart Blackton, conhecido apenas como J. Stuart Blackton, pioneiro da fotografia de stop motion, quem deu o pontapé inicial no desenvolvimento de desenhos animados. A primeira tentativa foi uma animação de três minutos chamada Humorous Phases of Funny Phases (1906), desenho que mostra rostos de homens e mulheres mudando de expressão ao movimento das mãos do desenhista.

J. Stuart Blackton


Humorous Phases of Funny Phases
A técnica de stop motion começou nos EUA, mas foi desenvolvida na França pelo desenhista e animador francês Émile Cohl. Considerado o inventor do desenho animado cinematográfico, criou cem animações curtas entre 1908 e 1918.

Émile Cohl



 Fantasmagorie (1908)
Os americanos mais uma vez surpreendem. Winsor McCay, cartunista e animador, foi pioneiro da técnica do desenho animado, criando um padrão seguido mais adiante por grandes cartunistas como Walt Disney e Walter Lantz.

Winsor McCay
McCay começou com uma tira de jornal semanal com o personagem Little Nemo, publicada de 1905 a 1914 e de 1924 a 1927 nos jornais de William Randolph Hearst (lembram-se de Cidadão Kane?).

Little Nemo
Em 1914, criou a animação de quase seis minutos Gertie, o dinossauro, feita com linhas bem simples, considerado o primeiro desenho animado exibido nos cinemas e um dos marcos na história da animação.

Gertie, o dinossauro


Em 1918, McCay lançou The sinking of the Lusitania, considerado o primeiro longa-metragem de animação. O desenho trata do naufrágio do RMS Lusitania em 1915, atingido por um torpedo alemão.



E assim, de desenho em desenho, as animações foram se aprimorando, chegando às técnicas conhecidas hoje. Se não fossem por esses pioneiros, nossas salas de cinema e televisões não seriam tão animadas. Thank you.

13 comentários:

renatocinema disse...

Adorei sua história da animação.

Particularmente, não tinha esse conhecimento, e adorei o seu texto e a informação.

Marcia Moreira disse...

Olá, Renato.

É uma curiosidade e tanto, não é? Obrigada pelo elogio.

Abraços.

Regi disse...

Sou outra que não conhecia tanto a história da animação e é um gênero que curto bastante. Estou adorando seus textos sobre os primórdios do cinema. Parabéns e boa semana.

Regi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia Moreira disse...

Olá, Devaneios (aliás, qual o seu nome?). Também gostei de conhecer os primeiros desenhos animados. Nem imaginava que chegaria a isso. Um abraço e ótima semana pra você também.

Iza disse...

Não sabia destes fatos. Nossa, como o desenho animado é antigo...Gosto muito de desenhos animados e filmes de animação - no Óscar, é um das categorias que mais gosto. Seu é fera, menina, gostei muito daqui. Muito obrigada pelo seu comentário lá no blog. Beijos <3

Marcia Moreira disse...

Olá, Iza.

Obrigada pelo elogio. Seja bem-vinda ao meu espaço.

Beijos.

Regi disse...

Meu nome é Regi.

disse...

Muito bacana saber mais sobre os pioneiros da animação. Já havia lido algo a respeito no livro 'Vocês não ouviram nada: a barulhenta história do cinema mudo", mas ainda não tive a oportunidade de conferir os desenhos animados. Obrigada pelos links!
Beijos!

Marcia Moreira disse...

Oi, Letícia.

Bacana a sua indicação literária.
O texto da postagem é mais uma curiosidade da história do cinema.

Beijos.

ANTONIO NAHUD disse...

É, o desenho animado tem história...


O Falcão Maltês

As Tertulías disse...

Que maravilha de postagem!!!!! Voce está adicionada aos Blogs que sigo, na minha página... Um Blog maravilhoso! Que bom comecar o sábado assim!!!!!

Marcia Moreira disse...

Olá, Tertúlias.

Fico feliz que o meu blogue alegre o seu final de semana. Quanto ao vídeo da Mary Pickford, já resolvi o problema.

Um abraço e bom final de semana.