21 de abril de 2011

Bastidores: Giant









































































Giant


Estava há muito tempo querendo escrever algo sobre este grandioso filme, tão grande até no nome, o qual é um dos meus favoritos, e não é por ser tão conhecido entre os cinéfilos clássicos, é porque foi um dos meus primeios clássicos a que assisti quando era ainda adolescente.

Lembro que o meu pai, também louco por clássicos, o trouxe da locadora, na época do VHS: era uma caixa com duas fitas. Aí também fiquei ainda mais interessada, pois era o primeiro filme com James Dean a que assisti (eu já sabia da morte trágica dele e do fato de este filme ser exibido postumamente) e também com Rock Hudson (também já sabia da morte dele devido às complicações da AIDS). Estava na sala com meu pai me deliciando com cada cena, com o roteiro bem elaborado, com o romance entre Benedict e Leslie, com a forma como tratava o preconceito com os mexicanos (que me deixou bem chocada), enfim, amei de paixão este filme.


Estes dias, voltei a assisti-lo e descobri que este filme é digno de ser assistido várias vezes, assim como Ben-Hur (sou fã deste filme também, aliás, passou hoje no TCM!). Também descobri algumas fofocas dos bastidores como, por exemplo, o fato de Elizabeth Taylor ter paquerado Rock Hudso e este, James Dean, e este...

O que não gostei foi na premiação do Oscar. Giant, que concorreu a  nove estatuetas do Oscar, ganhou apenas um, de Melhor Diretor. Um filme desta grandeza merecia mais estatuetas, não é?

Enfim, Giant está na minha lista sentimental de filmes, o qual irei assistir inúmeras vezes sem enjoar. Simplesmente Giant!


14 de abril de 2011

Momentos

Charles Chaplin e Gandhi


Frases: Charles Chaplin


A persistência é o caminho do êxito.




A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.




Amo as mulheres, mas não as admiro.




Se o que você esta fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo.




Num filme, o que importa não é a realidade, mas que dela possa extrair a imaginação.




Se matamos uma pessoa, somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis.




A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue, descobre tudo.




A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.




Conhecer o homem - esta é a base de todo o sucesso.




Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando; falei muitas vezes como um palhaço, mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria.




Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.




Não preciso me drogar para ser um gênio;
Não preciso ser um gênio para ser humano;
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.




A única coisa tão inevitável quanto a morte é a vida.

10 de abril de 2011

Oscar winners (1934-1940)

1934


1935


1936


1937


1938


1939


1940


Clássicos, não antigos: 1 ano

Amanhã, este espaço completa 1 ano de existência e quero agradecer aos inúmeros leitores e admiradores. Muito obrigada a todos e parabéns para o blogue, nesta data querida...


8 de abril de 2011

Clube de Blogs de Cinema Clássico



Olá, leitores clássicos.

Hoje me associei ao Clube de Blogs de Cinema Clássicos presidido pela cinéfila clássica Carla Marinho. Se você também possui um blogue que trata dos clássicos (ou de assuntos relacionados ao cinema), e queira se associar, visite o blogue para conhecer mais detalhes sobre como se associar.

Vale a pena, pois conhecemos e nos tornamos amigos de outros cinéfilos clássicos, expandindo, assim, o nosso grupo de amizades.

O link é este: http://blogsdecinemaclassico.blogspot.com/

Beijos a todos.

4 de abril de 2011

Selo blogueiro amigo


Olá para todos. Fico lisonjeada em saber como as pessoas gostam deste espaço. O Clássicos, não antigos recebeu mais um selinho de amizade, desta vez do blogueiro cinéfilo Antonio Nahud do blogue O falcão maltês. Muito obrigada, Antonio, pela amizade.

Bom, agora é a minha vez de presentear mais cinco amigos blogueiros cinéfilos. Confesso que são muitos, mas devo escolher somente cinco. Lá vai:


Aos presenteados, façam o mesmo: divulguem o selinho no blogue de vocês, escolham cinco blogues da preferência de vocês e presenteie-os, visitando o espaço deles para avisá-los sobre o presente.

Mais uma vez, obrigada.