27 de setembro de 2010

Singin' in the rain


Acredito que todos os cinéfilos, sem exceção, já ouviram e admiram esta canção, mais conhecida pela sua interpretação no filme homônimo de 1952, por Gene Kelly. Mas esta não é a primeira vez que vimos alguém interpretando-a em um filme.

Singin’ in the rain foi composta por Arthur Freed, com música de Nacio Herb, publicada em 1929, mas alguns dizem que esta música já existia desde 1927.


A primeira vez em que foi entoada foi por Cliff Edwards em 1929 no musical The Hollywood Revue of 1929. Depois, em 1932 por Jimmy Durante no filme Speak Easily. Judy Garland também emprestou a sua voz para esta canção em 1940 no filme Little Nelli Kelly. Mas foi na voz de Gene Kelly que ela se tornou famosa.

Abaixo, três vídeos que encontrei com esta música sendo cantada em diferentes épocas. Confiram e desfrutem.


Cliff Edwards, The Hollywood Revue, 1929.



NarTube - Watch Video

Judy Garland, Little Nellie Kelly, 1940.


NarTube - Watch Video


Gene Kelly, Singin' in the rain, 1952


NarTube - Watch Video

26 de setembro de 2010

Network


"Eu estou enloquecendo, e não vou suportar mais isso!"

É com esta frase que um apresentador de televisão, que fora demitido, e ameaça cometer suicídio ao vivo, que Peter Finch e seu desempenho extraordinário abocanharam o Oscar de Melhor Ator em 1976. Network (Rede de Intrigas, em português) faz o estilo A mulher faz o homem (1938) com James Stewart, ou seja, mostra o lado negro dos bastidores; no caso do filme de 1976, trata-se de uma rede de televisão.
Para quem gosta de filme estilo denúncia, este é um bom programa.

Finch faleceu três meses antes da cerimônia do Oscar. Por isso, tornou-se o primeiro ator a ganhar a estatueta postumamente. Mas isso é assunto para uma outra postagem.


Abaixo, a famosa cena em que ele insiste com que todos declamem a famosa frase. Aconselho que, se tiverem um dia de cão, façam a mesma coisa (rsss).

Momentos

Marlene Dietrich e o presidente brasileiro Juscelino Kubitschek.


17 de setembro de 2010

Bastidores (3)

Um bonde chamado desejo (1951)


Quanto mais quente, melhor (1959)


A um passo da eternidade (1953)


A grande corrida (1965)


O galante Mr. Deeds (1936)


Inferno na torre (1974)

14 de setembro de 2010

Músicas clássicas: Stayn alive


Os embalos de sábado à noite foi um filme estilo musical que marcou a sua época com a mostra do estilo disco music. John Travalta imortalizou seu personagem, Tony Manero, com seu terninho branco e rebolado. Lançado em 1977, Travolta até concorreu ao Oscar de Melhor Ator pelo seu desempenho.


Quem ficou bem conhecido foi o trabalho do trio Bee Gees com suas roupinhas combinando e bem brilhantes ao estilo da época, agitando com músicas extremamente dançantes e algumas baladas românticas também. Em qualquer festa de casamento, deve-se ter, ao menos o Stayn alive para todos entrarem no ritmo da disco music.


E é sobre esta música que quero postar. Acredito que tanto os nostálgicos como os mais novos sempre vão dançar ao rítmo desta música. Ha, Ha, Ha, Ha, Stayn alive, Stayn alive...


NarTube - Watch Video

3 de setembro de 2010

Mais erros em Titanic


Quando Cal está perseguindo Jack e Rose pela sala de jantar e atirando neles, as janelas ao fundo mostram a luz do sol. Já que o Titanic afundou no meio da noite, nenhuma luz deveria estar passando pelas janelas. Difícil acreditar que a equipe levou horas para iluminar uma “cena noturna ” e não notaram isto.

Depois que Rose ajuda Jack a se libertar de onde ele está algemado, ele está pulando sobre um banco e um minuto ele está usando as algemas, na próxima cena não está mais.

Na cena onde Rose quebra as algemas para libertar Jack, a pontaria dela é espetacular, ninguém tão fraca conseguiria dar aquela machadada e ainda acertar o alvo com perfeição, além de que, as algemas não se partiriam tão facilmente na primeira machadada.

Quando Jack e Rose estão correndo da água furiosa que está esguichando no corredor depois deles, você pode ver os efeitos de computação de Leonardo e Kate.

Quando Rose está tentando salvar Jack ela observa um machado. Quebrando todos os vidros a seu redor ela agarra o machado e volta. A próxima câmera mostra Rose com quase todos os vidros intactos.

Quando Truddy, a camareira de Rose, escorrega pelo corredor de madeira, dá para ver o skate embaixo dela que foi usado para ela deslizar mais facilmente. Nós podemos ver Truddy escorregando duas vezes: a primeira tem dois homens caindo na sua frente; na outra é quando um homem a segura.

Os quadros que Rose tem no seu quarto de Picasso possuem a tela presa de maneira inadequada para a época. As telas eram fixadas por pregos pequenos e não por tachinhas.

Quando Jack está algemado em uns tubos e o navio está afundando, Rose acha um machado para o salvar. Observe com atenção a cena. Você pode ver que ela nem chega perto para acertar as algemas, ou Jack, ou os tubos onde ele foi algemado! Se você tem um bom videocassete ou um DVD você até mesmo pode ver Jack quebrando as algemas.

Quando Rose está no convés da terceira classe na festa, ela está sentada e Jack a puxa, neste momento ela está com o cabelo para trás, como no jantar, mas logo depois que o ângulo muda, vemos claramente o cabelo de lado, como ela costuma usar todo o filme.


Quando o navio esta deixando a doca, muitas pessoas estão dizendo adeus aos seus familiares. Na cena seguinte, você pode ver Jack e seus amigos jogando baralho dentro do bar. Se você olhar pela janela não verá ninguém lá fora, na cena que segue, quando Jack deixa o bar, a multidão está lá novamente.

Quando a água jorra pela cúpula, embora seja um efeito muito impressionante, olhe para o buraco de onde a água vem. Você pode ver o topo e um pouco do enorme compartimento usado para inclinar a água. Nessa cena nós também podemos ver que nem todas as janelas estão quebradas como é mostrado nas cenas anteriores.

Quando o Titanic bate no iceberg, o navio começa a ser desligado. No entanto, depois que o navio bate, ele fica totalmente parado, mas aonde foi parar o iceberg durante o naufrágio? Em várias cenas aparece o Titanic do alto cercado apenas pelo mar, e não vemos nenhum iceberg por perto, ele deveria aparecer ao fundo, pelo menos, já que o céu estava claro.

Na cena em que Leonardo DiCaprio é convidado para jantar, você pode ver, quando ele está partindo, um fone de ouvido na parte de trás da orelha direita dele.

Quando Jack e Rose estão conversando no deck, ela está explicando a ele por que ela resolveu pular. Ela declarou que sentia que estava gritando com todos os seus pulmões e ninguém estava escutando. Ele olha para o anel dela e diz que ela afundaria…etc. Se você observar a cena, preste atenção no cabelo de Rose. Uma hora o cabelo dela está perfeitamente enrolado, atrás de suas orelhas, depois alterna de um lado para outro.

Quando o navio está afundando, há uma cena com Victor Garber que está apoiado contra a parede em profunda contemplação. O ângulo da câmera é muito inclinado e algumas coisas deslizam na estante na frente dele. Olhe cuidadosamente no DVD e você verá um arame debaixo do cotovelo dele puxando a xícara de porcelana para fora da estante!

Muitas cenas usaram gráficos de computador para mostrar o comprimento do navio. Foram adicionados passageiros caminhando sobre o deck. As sombras dos passageiros nem sempre emparelham. Há a sombra de uma mulher que usa um chapéu grande e na realidade a mulher não está usando nada.

Na vida real, os foguistas na sala da caldeira usavam roupa pesada para protegê-los do intenso calor, e não a roupa clara simples que eles usaram no filme.

Em uma das cenas do naufrágio, você pode ver as retangulares lâmpadas estroboscópicas mostradas através da estrutura da vidraça.

Quando Rose está correndo pelos corredores tentando achar ajuda para Jack, algemado, ela acha um homem e lhe pede que ajude Jack. Ela se frustra com o que ele diz e então bate nele. Se você observar com atenção, vai perceber que a mão do homem já tem sangue nela antes.

Jack e Rose entram em um carro no porão do navio para transar, mas quando eles estão no ato, as janelas da frente do carro estão abertas, e se elas estão abertas seria impossível o vidro de trás do carro ficar todo embaçado.