31 de maio de 2010

Clint Eastwood: 80 anos


Clint Eastwood, um dos cineastas - e atores - mais importantes da história do cinema não só está vivo, em plena atividade, como completa redondos 80 anos nesta segunda-feira, dia 31. De ator anti-herói e homem bronco a diretor sensível e político, Eastwood é uma das lendas vivas do cinema a ser aproveitada ao máximo.

Indicado ao Oscar nove vezes - tendo levado pra casa os troféus de Melhor Filme e Diretor pelos Os Imperdoáveis e Menina de Ouro - ele é o único ator na história da sétima arte a estrelar grandes sucessos por cinco décadas consecutivas.


Suas performances como o lacônico e cínico cowboy nos filmes western spaghetti do cineasta italiano Sergio Leone dos anos de 1960 (a famosa Trilogia dos Dólares) e o inspetor Harry Callahan nos cinco filmes de Dirty Harry nos de 1970 e de 1980 lhe renderam a fama de machão e também a preferência do público ianque - duas vezes ele foi escolhido o melhor ator.



Fonte: UOL

Programação do TCM

22:00 - Perseguidor implacável
23:45 -  Magnum 44
1:55 - Sem medo da morte
3:40 - Eastwood por Eastwood

007 - Os diamantes são eternos


Ontem, no TCM, foi trasmitido os dois últimos filmes do agente britânico, 007, em homenagem à Sean Connery. Confesso que o meu favorito é 007 – Os diamantes são eternos, por apresentar diálogos de certa forma irônica, especialmente daquela dupla dinamica, Mr. Kidd e Mr. Wint. Hilário, ri do começo ao fim. Geralmente, as bond girls oficiais não tem tanta participação em todo filme (com exceção em 007 – Da Rússia, com amor), mas neste filme, Tiffany Case está com James Bond o tempo todo.

 
No início do filme, já apresenta um James Bond (Sean Connery) vingativo, pois quer, a qualquer custo, se vingar da morte de sua esposa no filme anterior, A serviço de sua majestade. Por isso, está à procura de Blofeld, o arqui-inimigo da maioria dos filmes.


Consumada a sua vingaça (será?), agora James Bond tem a missão de desvendar o contrabando de diamântes da África do Sul para a Europa. Para isso, James Bond teve que se disfarçar de um contrabandista de diamantes para se aproximar de Tiffany (Jill St. John), também contrabandista, em Amsterdã.


Durante a trama, aparecem a dupla Mr. Kidd (Putter Smith) e Mr. Wint (Bruce Glover), que trabalhavam para Blofeld. Eles assassinam todos os que tiveram contato com os diamantes contrabandeados.


James Bond descobre, para sua surpresa, que o seu arqui-inimigo não está morto e que este, com os diamantes contrabandeados, criara um satélite para destruição em massa.


Como já sabemos, James Bond acaba com a festa do vilão e fica com a garota no final.


Tem muitas cenas engraçadas, dentre elas, o carregamento de diamantes no corpo do real contrabanditas, Peter Franks, a fuga automobilística de James Bond, em Las Vegas, com Tiffany, os diálogos irônicos da dupla de assissinos, enfim, é um filme que você pode dar boas risadas, não se esquecendo dos inúmeros pedidos de casamento feitos pela Srta. Moneypenny (Lois Maxwell, maravilhosa), e dos brinquedinhos mirabolantes de Q (Desmond Llewlyn). Vale a pena conferir e, principalmente, a música-tema do filme, entodada por Shirley Basey.

30 de maio de 2010

007 - Só se vive duas vezes


Este é o quinto filme de Sean Connery como o agente britânico à serviço de Sua Majestade, 007, ou melhor, Bond, James Bond. Passou agora à tarde no TCM, mas não assisti; o filme seguinte, 007 Os diamantes são eternos, com certeza  assisti, pois considero este o melhor dos seis feitos por Connery.

Em Só se vive duas vezes, em especial, gostei muito da batalha no céu entre inúmeros helicópteros e o teco-teco estilo toy poodle do nosso querido Bond (não se enganem, pois este aparelhinho possuia muitos brinquedinhos), pois em toda a cena tocava a música-tema da série 007. Confiram no vídeo abaixo.

Músicas clássicas: Moon River


Um dia desses, estava assistindo a mais um dos episódios antigos de Cold Case, que se passava na década de 1960 quando, no final deste, começou a tocar Moon River. Então, comecei a me deliciar com esta música, esquecendo-me quase de assistir ao final do episódio.

Esta belíssima canção foi composta por Henri Mancini e entoada pela personagem de Audrey Hepburn no filme Bonequinha de luxo, de 1961. Por merecido, ganhou o Oscar de melhor canção naquele ano.

No vídeo abaixo, está a cena em que Audrey entoa esta canção. Confiram e se deliciem.

29 de maio de 2010

The winner is... best actor (1940-1949)

Frankenstein (1910)


Hoje não pude sair com meu namorado porque ele fraturou o pé jogando futebol à tarde. Então, ele me sugeriu para assistir a um filme de 1908 (pois ele sabe que curto filmes clássicos). Pois bem, resolvi atender a sua sugestão e, por um acaso, encontrei este vídeo de Frankenstein de 1910, dirigido por, nada mais, nada menos que Thomas Edison.

Frankenstein é um romance da escritora inglesa, Mary Shelley, publicado quando ela tinha apenas 19 anos. Como sabemos, trata-se da história do estudante de ciências naturais, Vitor Frankenstein, que teve a brilhante ideia de criar um monstro, ou criatura, com restos humanos. O seu erro, para finalizar a sua “grande obra”, foi transpor um cérebro de um assassino. O final a gente já sabe muito bem.

28 de maio de 2010

Adivinhem quem é?


Acertou quem disse Yul Brynner. Gente, ele um dia teve cabelo, né?

Frases clássicas (4)

"Afinal de contas, amanhã é um outro dia!"
... E o Vento Levou

"Reúna os suspeitos de sempre."
Casablanca

"Eu quero o mesmo que ela pediu."
Harry e Sally - Feitos um para o outro

"Você sabe assobiar, não sabe, Steve? Você só tem que unir os lábios e soprar."
Uma Aventura na Martinica

"Você vai precisar de um barco maior."
Tubarão

"Distintivos? Nós não precisamos de distintivos! Eu não tenho que te mostrar nenhuma porcaria de distintivo!"
O Tesouro de Sierra Madre

"I'll back."
O Exterminador do Futuro

"Hoje eu me considero o homem mais sortudo da face da terra."
Amante e Herói

"Se você construir, ele vem."
Campo dos sonhos

"Mamãe sempre disse que a vida é como uma caixa de chocolates.Você nunca sabe o que vai pegar."
Forest Gump

Frases: Audrey Hepburn


“Para ter lábios atraentes, diga palavras doces.
Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas.
Para ter o corpo esguio, divida sua comida com os famintos. Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez ao dia.
Para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinha.”

“Lembre-se de que se algum dia você precisar de ajuda, você encontrará uma mão no final do seu braço. À medida que você envelhecer, você descobrirá que tem duas mãos - uma para ajudar a si mesmo, e outra para ajudar aos outros.”

“As pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas.”

“A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside.”

“Casar é trocar a admiração de vários homens pela crítica de um só.”

“O segredo da minha lucidez é não acreditar em juventude eterna.”

“Seu coração se parte, é só isso.”

“Escolher o dia. Apreciá-lo ao máximo. O dia como ele vem. As pessoas como elas vêm. O passado, eu acho, me ajudou a apreciar o presente, e eu não quero estragar nada disso por idealizar um futuro.”

“Eu decidi, desde muito cedo, apenas aceitar a vida incondicionalmente. Eu nunca esperei que ela fizesse nada especial por mim, apesar de eu conseguir alcançar muito mais do que cheguei a imaginar. Na maioria das vezes, essas coisas só aconteceram sem que eu procurasse por elas.”

“Eu amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que eu mais gosto, rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a coisa mais importante em uma pessoa.”

27 de maio de 2010

Código de conduta


Sabadão à noite, depois de uma dia de estudos, estava em minha casa quando meu namorado chegou com o DVD do filme Código de conduta. Pedimos umas esfirras e, depois, colocamos o filme pra rodar. Terminado o filme, digo que nunca fiquei tão plepexa por um filme atual como este. Este filme chegou nos cinemas brasileiros em novembro do ano passado e só agora que estou assistindo.

Não vou perder mais tempo, a história trata de um cientista-inventor chamado Clyde Shelton (Gerard Butler). Em uma noite, sua casa foi invadida por dois bandidos que, não satisfeitos em apenas assaltar, matam a esposa de Clyde e sua pequena filhinha.


O promotor Nick Rice(Jamie Foxx) cuidou do caso de Clyde, que, para que o assassino deletasse seu comparsa, foi feito um acordo para que ficasse menos de dez anos na cadeia. Para Clyde, isso não é justiça, é o desvio da moral da Lei. Nick diz que "é assim que funciona a justiça.


Não satisfeito, Clyde planejou, durante dez anos, a vingança para todos os que prejudicaram a sua vida, em especial, o assasssino de sua família. Foi preso por matar o bandido de forma bem cruel.


Na cadeia, Clyde põe o seu plano em prática. Ele não só quer se vingar daqueles que o prejudicaram, mas também da própria Justiça americana e sua corrupção.
É um filme que ninguém sabe quem é o mocinho e o bandido. Mas acredito que o grande vilão é a própria Justiça americana. Confesso que o filme me prendeu, sempre ficava apreensiva à espera da próximo passo de Clyde. Nós não podemos fazer justiça com as próprias mãos, bem que Clyde tentou, não sei se abriu os olhos do promotor ou não, mas, se tivesse uma continuação, como que Nick tomaria suas decisões?


Assistam ao trailer do filme:

25 de maio de 2010

Dia da consciência nerd

Dr. David Huxley (Levada da breca)


Professor Julius Kelp (O professor aloprado)

Um monte de nerds (A vingança dos nerds)

Paul Pfeiffer (Anos incríveis)

Ross Geller (Friends)

Peter Parker (Homem-aranha)

John Nash (Uma mente brilhante)

Mais nerds (The Bing Bang Theory)

Os nossos eternos Robin Hoods

Douglas Fairbaks, Robin Hood, 1922

Errol Flynn, As aventuras de Robin Hood, 1938

John Derek, Rogues of Sherwood Forest, 1950

Richard Tood, The story of Robin Hood and his merrie men, 1952

A raposinha, Robin Hood (Disney), 1973

Sean Connery, Robin and Marian, 1976

Kevin Costner, Robin Hood, o príncipe dos ladrões, 1991

Patrick Bergin, Robin Hood (TV), 1991

Carl Elwes, Robin Hood: men in tights, 1993

Russel Crowe, Robin Hood, 2010